quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Outsystems - Mas como assim?


Nesse momento você deve estar se perguntando como esse negócio funciona... E se funciona, claro.
Bom, como diria o ditado: "mil imagens valem mais do que mil palavras" (sim, eu adaptei o velho ditado, pois o post ficou maior do que o esperado).

Ao abrir o ambiente de desenvolvimento, logo de cara são exibidos os aplicativos/módulos já criados. A instalação e etc, eu trato em um outro post mais tarde. Para criar uma nova aplicação, é só clicar em "New Application". 



O sistema fornece duas opções de desenvolvimento: Web ou Mobile.
 


Em seguida são solicitadas informações sobre o nome da aplicação, cor do tema, se terá ou não ícone.
Como eu nunca lembro das datas dos aniversários (só o da minha esposa, claro), vou criar um App para me ajudar nisso. 


Na próxima tela já aparece a aplicação e os seus módulos. O Outsystems sugere a utilização de um conceito de camadas, e cada camada pode conter um ou mais módulos. Basicamente as camadas são os módulos de: visão, controle e bibliotecas. Em outro post irei entrar em mais detalhes dessas camadas.



Ao criar o módulo, a seguinte tela aparece, e nela já vamos criar nossa base de dados. Para isso, basta clicar na aba "Data", no canto superior direito.
 


Vamos adicionar uma entidade chamada "Person". Nela vamos adicionar duas propriedades: nome e data de nascimento.
 

Note que eu adicionei as informações em inglês. O Outsystems possui um parser que realiza a leitura do nome do atributo, e se a expressão no nome do atributo contiver algo que ele consiga reconhecer, ele automaticamente carrega o tipo do atributo.
Por exemplo, "DateOfBirth" automaticamente é criado com o tipo "Date".


Vamos agora à mágica. Para criar as telas, arraste a entidade para o fluxo principal:


Uma chuva de estrelas (de verdade) irá enfeitar sua tela por breves segundos, trazendo enorme felicidade ao desenvolvedor, que agora já tem uma tela de exibição de pessoas.
 O Outsystems já criou uma tela de listagem padrão automagicamente.

Ao arrastar novamente o componente para a tela, o sistema já cria a tela de detalhe:
 

Feito isso, é só publicar a aplicação (com um clique no botão verde no meio da tela), e então acessar o sistema, com as duas telas já criadas:
 


Além dessas telas, é possível criar toda a camada de negócio, que pode conter alertas, disparar e-mails com cartões e mensagens randômicas de feliz aniversário, ou até mesmo consumir serviços REST.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OutSystems - Validação de arquitetura

  A OutSystems indica a utilização de 3 regras para o desenho da arquitetura. Há uma ferramenta chamada Discovery Tool que analisa as de...