quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Primeiro programa em C

Esse é o primeiro post de uma série que pretendo escrever. O objetivo é apresentar vários conceitos de programação em C/C++ e como utilizar algumas funções existentes. Nessa série as informações serão apresentadas de maneira gradual para que haja uma absorção mais fácil por parte do leitor (você), e que os conceitos e idéias sejam assimilados de maneira mais fácil.


O primeiro programa em C a gente nunca esquece. Normalmente é simples e parece que não serve para nada. No entanto, é importante que no começo entendermos alguns conceitos básicos. Nesta postagem tentarei explicar os que considero mais importantes.


Para testar esse primeiro programa você precisará ter algum compilador C instalado. Eu estou utilizando o Netbeans 8.1 no Ubuntu.


O código fonte de um programa é a assinatura do programador. Demonstra o quanto ele é organizado, atencioso, inteligente e, principalmente, humano.
Sim, humano. Alguns programadores atingem determinado nível de conhecimento e utilizam uma forma de programar muito complexa para um iniciante. Além disso alguns parecem esquecer que outras pessoas irão trabalhar com aquele código.
Por isso não esqueça que um dia você teve que aprender, então tente ao máximo produzir códigos que possam ser entendidos por outras pessoas, utilizando comentários e nomes de variáveis e funções que sejam adequados.
/*
 * Area dos includes.
 * Aqui devem ficar os includes de seu codigo. Eu normalmente defino os includes
 * de sistema (que sao as rotinas das bibliotecas do sistema, ou de terceiros), 
 * depois os do meu projeto.
 */
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

/*
 * Metodo main.
 * O metodo main e o primeiro metodo chamado em um programa. Atraves dele todas
 * as outras rotinas do sistema podem ser chamadas.
 */
int main(int argc, char** argv) {
    
    //Chamando a rotina printf(), que e responsavel por printar dados na tela
    printf("Ola mundo\r\n");
    
    //Finalizando o programa e informando que houve sucesso.
    return (EXIT_SUCCESS);
} 



Includes
Na primeira parte do nosso programa estão os includes. Essas tags (#include), servem para incluir em nosso programa funções que estejam disponíveis no sistema, ou em outros projetos. Funções são pedaços de código que executam determinada tarefa, como por exemplo, imprimir um texto na tela (printf()).
Nos nossos primeiros programas, vamos utilizar apenas os includes do sistema.


Função main
A função main é a primeiro função chamada em um programa. Ela é executada "automaticamente" quando rodamos o programa. Nele vamos definir a inicialização do nosso programa e, mais tarde, chamaremos outras rotinas.
Nota: Assumiremos por enquanto que função, método ou rotina significam a mesma coisa.


Dissecando o programa
O programa inicia na função main(). Na primeira linha vemos a chamada para a função printf(). Essa função é responsável por printar na tela a mensagem que foi escrita no parâmetro. Neste caso o parâmetro é a mensagem "Ola mundo\r\n".
Os caracteres "\r\n" são para informar ao terminal (tela) que ela deve pular uma linha logo após imprimir a mensagem.
A rotina printf() só pôde ser utilizada porque definimos o include "#include <stdlib.h>".

No próximo post vamos aprender a declarar variáveis e utilizá-las em nosso programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OutSystems - Validação de arquitetura

  A OutSystems indica a utilização de 3 regras para o desenho da arquitetura. Há uma ferramenta chamada Discovery Tool que analisa as de...