quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Primeiro programa em C

Esse é o primeiro post de uma série que pretendo escrever. O objetivo é apresentar vários conceitos de programação em C/C++ e como utilizar algumas funções existentes. Nessa série as informações serão apresentadas de maneira gradual para que haja uma absorção mais fácil por parte do leitor (você), e que os conceitos e idéias sejam assimilados de maneira mais fácil.


O primeiro programa em C a gente nunca esquece. Normalmente é simples e parece que não serve para nada. No entanto, é importante que no começo entendermos alguns conceitos básicos. Nesta postagem tentarei explicar os que considero mais importantes.


Para testar esse primeiro programa você precisará ter algum compilador C instalado. Eu estou utilizando o Netbeans 8.1 no Ubuntu.


O código fonte de um programa é a assinatura do programador. Demonstra o quanto ele é organizado, atencioso, inteligente e, principalmente, humano.
Sim, humano. Alguns programadores atingem determinado nível de conhecimento e utilizam uma forma de programar muito complexa para um iniciante. Além disso alguns parecem esquecer que outras pessoas irão trabalhar com aquele código.
Por isso não esqueça que um dia você teve que aprender, então tente ao máximo produzir códigos que possam ser entendidos por outras pessoas, utilizando comentários e nomes de variáveis e funções que sejam adequados.
/*
 * Area dos includes.
 * Aqui devem ficar os includes de seu codigo. Eu normalmente defino os includes
 * de sistema (que sao as rotinas das bibliotecas do sistema, ou de terceiros), 
 * depois os do meu projeto.
 */
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

/*
 * Metodo main.
 * O metodo main e o primeiro metodo chamado em um programa. Atraves dele todas
 * as outras rotinas do sistema podem ser chamadas.
 */
int main(int argc, char** argv) {
    
    //Chamando a rotina printf(), que e responsavel por printar dados na tela
    printf("Ola mundo\r\n");
    
    //Finalizando o programa e informando que houve sucesso.
    return (EXIT_SUCCESS);
} 



Includes
Na primeira parte do nosso programa estão os includes. Essas tags (#include), servem para incluir em nosso programa funções que estejam disponíveis no sistema, ou em outros projetos. Funções são pedaços de código que executam determinada tarefa, como por exemplo, imprimir um texto na tela (printf()).
Nos nossos primeiros programas, vamos utilizar apenas os includes do sistema.


Função main
A função main é a primeiro função chamada em um programa. Ela é executada "automaticamente" quando rodamos o programa. Nele vamos definir a inicialização do nosso programa e, mais tarde, chamaremos outras rotinas.
Nota: Assumiremos por enquanto que função, método ou rotina significam a mesma coisa.


Dissecando o programa
O programa inicia na função main(). Na primeira linha vemos a chamada para a função printf(). Essa função é responsável por printar na tela a mensagem que foi escrita no parâmetro. Neste caso o parâmetro é a mensagem "Ola mundo\r\n".
Os caracteres "\r\n" são para informar ao terminal (tela) que ela deve pular uma linha logo após imprimir a mensagem.
A rotina printf() só pôde ser utilizada porque definimos o include "#include <stdlib.h>".

No próximo post vamos aprender a declarar variáveis e utilizá-las em nosso programa.

domingo, 10 de abril de 2016

How-to: preparando o ambiente de desenvolvimento Java, C e C++ no Windows (Parte 1)

  Antes de iniciar a criação de um programa, é interessante ter o ambiente de desenvolvimento já configurado. Nesta postagem será realizada a instalação do ambiente em uma máquina com Windows 10. O foco será preparar o ambiente para o desenvolvimento de programas em Java, C e C++. Por isso será necessário instalar o compilador e uma IDE (Integrated Development Environment) para facilitar o desenvolvimento. Nesta postagem não irei detalhar o que cada programa ou componente faz, portanto será apresentada uma breve informação e na sequência já seguem as instruções.

  Dentre as várias IDEs existentes, a escolhida é o Netbeans. Essa IDE é uma ferramenta fácil e prática de utilizar. Possui diversos recursos que ajudam na programação, e a sua interface é bastante intuitiva.
Antes de iniciar os procedimentos vamos entender o que será instalado: 

Java JDK: o JDK contém toda a estrutura necessária para compilar e executar programas em Java. O download do pacote JDK pode ser feito em: http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html

Netbeans: IDE para codificação dos programas. Pode ser encontrado em: https://netbeans.org/downloads/. Note que existe a possibilidade de baixar versões mais simples ou mais completas. Neste tutorial eu baixei a versão completa do instalador.
Durante a instalação, você poderá escolher se quer instalar tudo ou apenas parte dos componentes.

cygwin: O cygwin irá criar o ambiente necessário para instalarmos o compilador que iremos utilizar (GNU-gcc). O instalador pode ser encontrado em: http://cygwin.com/install.html.




Instalando o JDK

  Não há muito mistério etapa. Basta ir clicando em avançar e a instalação será completada.
 
  

Dica da hora:
A princípio a instalação do JDK já configura todo o ambiente para reconhecer o java e o caminho dos executáveis. Ao abrir o prompt de comando e digitar "java --version" a versão instalada será exibida.


Instalando o Netbeans.

  Se você selecionou a opção completa do Netbeans, ele virá com todas as opções disponíveis já marcadas.
Caso deseje, você poderá retirar alguma opção através do botão "Personalizar".
 

  


Criando e executando um programa Java

  Agora que o Netbeans e o Java já estão instalados, podemos criar nosso primeiro programa de exemplo. Para isso, abra o Netbeans (através do atalho na área de trabalho).

Clique na opção "Novo Projeto", disponível no canto superior esquerdo.
 


Em seguida, crie uma nova "Aplicação Java".






 

Defina um nome para seu projeto e escolha a localização.



Dica da hora:
Já comece a deixar sua pasta de projetos organizada. Se você criar uma pasta específica para seus projetos, separe por nome de linguagem. Dessa forma ficará mais fácil de encontrá-los depois.
Se possível, utilize uma partição separada, para que seu projeto fique facilmente acessível no caso de dual boot ou utilização de VM.

  Após criar o projeto, vamos colocar nossa primeira linha de código na função main.


Próximos passos

No próximo post vamos realizar a instalação do cygwin e criação de um projeto C++.
Até lá.


OutSystems - Validação de arquitetura

  A OutSystems indica a utilização de 3 regras para o desenho da arquitetura. Há uma ferramenta chamada Discovery Tool que analisa as de...